Mediação semiótica e jogo na perspectiva histórico-cultural em educação física escolar



Trabalho

Ano: 2018

Tipo: Tese

Agência fin.: CAPES

Grau: Doutorado

Disciplina: Educação Fisica e Sociedade

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação Física

Programa: Doutorado em Educação Física

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Grillo, Rogério de Melo

Orientador: Elaine Prodócimo


Assunto: Jogos,Educacao fisica escolar,Mediacao,Semiotica,Psicologia,Play,Physical education in school,Mediation,Semiotic,Psychology


Resumo: Resumo: A presente pesquisa busca investigar de que modo um trabalho de mediação semiótica no âmbito da área de conhecimento Jogo, possibilita a produção de conhecimentos sobre o tema por crianças de um 3º ano do Ensino Fundamental em aulas de Educação Física. Para tanto, elencamos o seguinte objetivo principal: investigar o processo de mediação semiótica do professor na prática pedagógica com o Jogo, no âmbito da Educação Física escolar, e como esse processo possibilita a produção de conhecimentos pelas crianças. À vista disso, nessa pesquisa de abordagem qualitativa, tomamos como base uma análise sobre a nossa própria prática pedagógica como professor-pesquisador em aulas de Educação Física escolar no Ensino Fundamental I. Desenvolvemos todo o estudo numa escola pública municipal de zona rural, de um município do interior de Minas Gerais, tendo como sujeitos da pesquisa 17 crianças de um 3º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 8 e 10 anos. Os dados foram produzidos mediante o diário de campo do professor-pesquisador. No que concerne especificamente ao procedimento de análise dos dados, fundamentamo-nos nos preceitos teóricos da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e, para tal, assumimos então uma análise inferencial-interpretativa no bojo de quatro Unidades de Análise (e suas respectivas categorias de análise). Em outros termos, realizamos esse tipo de análise por via de uma interpretação dos dados produzidos e organizados no Diário de Campo. No mais, as nossas análises nos permitiram inferir que a nossa mediação semiótica, no contexto da proposta didático-metodológica delineada, ensejou a exploração das potencialidades e possibilidades pedagógicas da área de conhecimento Jogo, como também, propiciou uma sistematização quanto aos conhecimentos relativos ao Jogo que podem ser desenvolvidos na Educação Física escolar. De resto, analisamos que a nossa mediação semiótica na problematização, na socialização de ideias, na comunicação, na inter-relação de saberes, na resolução de situações-problema de jogo, basilarmente, ocasionou condições favoráveis ao ensino, ao aprendizado, ao desenvolvimento e à produção de conhecimentos sobre Jogo pelas crianças. Como resultado, enriquecendo os conhecimentos referentes à área da Educação Física escolar


Abstract: 'Abstract: The present research seeks to investigate how a work of semiotic mediation within the area of knowledge Game, enables the production of knowledge about the subject by children of a 3rd year of Elementary School in Physical Education classes. In order to do this, we highlight the following main objective: to investigate the teacher¿s semiotic mediation process in the pedagogical practice with the Game, within the scope of Physical School Education, and how this process makes possible the production of knowledge by the children. In view of this, in this qualitative research, we have based on an analysis of our own pedagogical practice as a teacher-researcher in classes of Physical Education in Elementary School. We developed the whole study in a municipal public school in a rural area, a municipality in the interior of Minas Gerais, with 17 children from a 3rd year of elementary school, aged between 8 and 10 years, as subjects of the study. Data were produced using the teacher-researcher¿s field diary. As far as the data analysis procedure is concerned, we are based on the theoretical precepts of Bardin¿s "Content Analysis" (1977) and, for this, we assume an inferential-interpretative analysis in the four Analysis Units (and their categories of analysis). In other words, we perform this type of analysis through an interpretation of the data produced and organized in the Diário de Campo. Our analyzes allowed us to infer that our semiotic mediation, in the context of the didactic-methodological proposal delineated, allowed the exploration of the potentialities and pedagogical possibilities of the Game knowledge area, as well as, provided a systematization regarding the knowledge regarding the Game that can be developed in School Physical Education. Moreover, we analyze that our semiotic mediation in problematization, in the socialization of ideas, in communication, in the interrelationship of knowledge, in solving game-problem situations, basically gave rise to favorable conditions for teaching, learning, development and to the production of knowledge about Game by children. As a result, enriching the knowledge related to the area of Physical Education in school,\$aEducação Fisica e Sociedade,\$a01-P-3504/2014,\$aCAPES'


Referência: GRILLO, Rogério de Melo. Mediação semiótica e jogo na perspectiva histórico-cultural em educação física escolar. 2018. 1 recurso online (356 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.

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